Cachina’s Programming Blog


Aplicações WEB, essa onda pega

Posted in Artigos por Mayron Cachina em novembro 1, 2007
Tags:

É isso ai pessoal, mais um artigo publicado na revista INFORMÁTICA EM REVISTA
N° 16 de Novembro de 2007. Aproveitem e assinem… Ainda está valendo o sorteio do notebook😀

Vamos ao que interessa….

Aplicações WEB, essa onda pega

Com certeza você já ouviu falar em WEB 2.0 ou em AJAX. As aplicações web estão crescendo cada vez mais com essa nova fase da internet. Atualmente o mercado está investindo muito em profissionais dessa área, porém o mais difícil é escolher uma linguagem de programação, pois existem muitas e seus diferenciais são muito particulares. As Linguagens mais utilizadas atualmente são: Java, Python, Ruby e o PHP.

O uso de Padrões de Projetos e Programação Orientada a Objetos auxiliam o bom desenvolvimento de sistema, seja ele web ou desktop. A seguir mostrarei alguns padrões utilizados para o desenvolvimento de aplicativos web.

Exemplos de Padrões:

O MVC (Model-view-controller, http://pt.wikipedia.org/wiki/MVC) é um padrão mais usado para o desenvolvimento. Ele divide a aplicação em camadas. O Model é responsável pela interface com o banco de dados e regras de negócios. A View é a interface que o usuário irá visualizar a página. O Controller é a interface que interage com o Model e o View, processando as requisições dos usuários.

O DAO (Data Access Object, http://pt.wikipedia.org/wiki/Data_Access_Object) é um padrão de persistência de dados. Com ele você separa as regras de negócios e o acesso ao banco de dados, auxiliando ao padrão MVC. Funcionalidades – como conexão com o banco ou mapear objetos – devem ser implementadas no DAO.

Não basta apenas seguir os padrões para que sua aplicação seja de boa qualidade, existem também técnicas de programação. Citarei algumas técnicas abaixo.

Boas práticas:

Uma aplicação web deve ser:

· De designer simples – Onde o usuário se sinta a vontade para o seu uso.

· Rápida – Onde você deve evitar códigos complicados.

· Usar reutilização de código.

· Utilizar o padrão W3C (http://pt.wikipedia.org/wiki/W3C) para o HTML e o Tabless (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tableless).

· Sua equipe deve ter uma convenção para uma programação que todos possam entender.

· Criar documentação do sistema.

As aplicações web têm algumas vantagens a mais do que aplicações desktop, dentre elas o uso da arquitetura Cliente/Servidor mais robusta. A aplicação é instalada em apenas um computador e acessada por rede ou internet através de uma URL. Isso garante que não haja versões desatualizadas nas máquinas que utilizam o sistema.

É importante também que escolha um banco de dados rápido e robusto. Os bancos livres estão ganhando nome pela sua facilidade de uso e qualidade. Alguns tão bons (como o PostgreSQL) que chegam a ser comparados com os grandes Bancos pagos como o Microsoft SQL Server.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: