Cachina’s Programming Blog


Django Brasil ganha espaço na mídia

Posted in PYTHON por Mayron Cachina em dezembro 6, 2007
Tags:

A revista Info da editora Abril, uma das mais lidas publicações de informática do Brasil, deu destaque para o Django nas suas duas últimas edições. Veja a seguir uma síntese do que foi publicado.

Não é um bug! É uma funcionalidade!
Na edição de novembro Info fez uma avaliação do framework com o título “O Django cria sites a jato”. O repórter Toni Cavalheiro analisou os prós e os contras do framework, deu nota 7,6 e fechou o texto com uma afirmação curiosa:

“(…) é fácil concluir que se trata de uma excelente ferramenta, que traz grande produtividade no desenvolvimento. A única ressalva é que ela só vale a pena para quem já desenvolve em Python. Se não for esse o caso, é melhor investir em um framework mais amigável (…)”

O fato de Django ser escrito em Python é mesmo uma desvantagem? Vários membros da lista de discussão da comunidade Django Brasil manifestaram seu descontantamento com a afirmação da revista. Entre a “Turma do Python” – termo usado no texto para se referir aos programadores – uma coisa ficou clara: a Info pisou na bola ao tratar a linguagem mais como um empecilho à adoção do Django do que uma vantagem. Talvez a solução seja perguntar para quem usa Python se é mesmo tão difícil assim aprender…

Fama e fortuna com Django
Na matéria da edição de dezembro o enfoque é “carreira” e o título é uma pergunta: “Django dá dinheiro?”. A repórter Cibele Gandolpho revelou para todo o país em quanto alguns dos membros mais proeminentes da comunidade Django Brasil conseguiram aumentar sua renda depois de adotar o Django para desenvolver projetos. Pelos valores que o pessoal declarou na matéria, ficou claro que a resposta à pergunta do título é mesmo “sim”.

“Esses são (…) exemplos da diferença que o Django já começa a fazer na carreira profissional – e no bolso – dos desenvolvedores que adotaram essa ferramenta”

A rapidez de desenvolvimento e facilidade para reutilização do código foram os pontos-chave defendidos pelos entrevistados. Vale notar que a repórter entrou na lista de discussão e interagiu com a comunidade durante a apuração da matéria. Na ordem em que aparecem no texto foram citados: Allan Douglas de Oliveira, Marinho Brandão, José Pereira, Andrews Medina, Guilherme Mesquita Gondim e Christiano Anderson.

Fonte: DjangoBrasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: