Cachina’s Programming Blog


Desabafo de um usuário Linux

Posted in Dicas,LINUX por Mayron Cachina em junho 28, 2008

Pessoal esse post é um pequeno desabafo a um e-mail recebido da minha lista na faculdade sobre vírus, achei interessante posta-lo.

Desculpem mais eu tenho que falar isso….

Eu acho é pouco… O windows é tão visado que você só encontra essas notícias sobre ele (falhas de segurança e virus)….

Sei que é por ignorância (opa, falta de conhecimento) que um usuário windows não migra para linux (ou outro sistema unix). Também, o windows praticamente tem a mesma cara desde o 95, então são praticamente 13 anos. Colocamos uma viseira de burro e só aceitamos o NEXT>NEXT>FINISH. Eu fui um, mais hoje estou muito contente por ter deixado o windows, meu trabalho rende 70% a mais.

Antigamente o linux realmente assustava, a interface gráfica era sebosa e muita coisa era feita em linha de comando. Hoje você pode comparar sua interface gráfica com a do windows tranquilo (usando o gerenciado chamado KDE[1]), vou colocar o link de um vídeo comparando o Windows XP com o Ubuntu[2] para ver a diferença. Não vou falar também das questões do Linux ser livre e tal, por que eu sei que muita gente usa software pirata e diz “Ah eu não pago nada, por que eu vou usar um software livre?”, isso já é questão de consiência😀

Bem acho que a maior frustração da Macrosoft foi o Windows Vista, não vou negar que ele é bonito, mais beleza não é questão de funcionalidade! Bote isso na cabeça… No Linux existe um recurso chamado COMPIZ FUSION[3] que já é nativo no Ubuntu 8.04.

Programar no Linux??? Não tem nem comparação! O bom do Linux é a linha de comando principalmente para quem exerce a função de Programado e de Analista de Redes. Ou você Analista de Redes quer ficar marcando combo box????? (Não leve para o lado pessoa :D)

Ah mais não tem o programa que eu uso para editar imagens, escutar som, navegar na web (é to falando do IE, kkkk). O Linux APP Finder[4] é um ótimo site que mostra alternativas para o seu software favorito. Também tem que saber procurar né? ou vai dizer que você nunca entrou no super downloads[5]??? Tem pra Linux também se você não sabe….

Já ia esquecendo do principal, NÃO PEGA VIRUS!!!!

Agora olha ai o que está para vir em meados de 2010, o Windows 7 (seven), qual será a tela de erro que ele vai ter??? rs, brincadeira

E aproveitando, aqui está um site explicando como migrar de Windows para Linux: http://jalvesaq.googlepages.com/migrar.html

Algumas comparações entre Windows e Linux
http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=47167
http://i18n.counter.li.org/reports/place.php

[1] http://www.kde.org/screenshots/
[2] http://br.youtube.com/watch?v=xC5uEe5OzNQ
[3] http://br.youtube.com/watch?v=_ImW0-MgR8I
[4] http://www.linuxappfinder.com/alternatives
[5] http://superdownloads.uol.com.br/linux/
[5] http://linuxval.free.fr/winlin/

13 Respostas to 'Desabafo de um usuário Linux'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Desabafo de um usuário Linux'.


  1. Opa Mayron,

    Concordo em partes com o que você disse.

    Primeiro parabéns pelo post, acho que esse tipo de post, se interpretado da forma correta, gera discussões saudáveis sobre os problemas do Linux que impedem a migração de usuários Windows. Agora vamos ao que interessa.

    Uma das minhas maiores reclamações com relação ao Linux é exatamente a interface com o usuário. Dizer que nossas avós, felizes usuárias e fiéis ao paradigma NEXT>NEXT>FINISH e a todas as cores bonitas e vibrantes dos sistemas operacionais maiores (vide Windows e Mac OS X) vai se acostumar com o apt-get e o marrom predominante no Ubuntu é querer demais.

    O Linux peca muito em interface com o usuário e isso já foi percebido há algum tempo. Como você disse, o Compiz Fusion está aí para tentar resolver o problema.

    O KDE 4 até tentou, mas pelo menos a versão que eu usei (a primeira versão final do KDE 4) deixou MUITO a desejar. Foi tanto que os próprios desenvolvedores admitiram que a versão FINAL MESMO do gerenciador seria a 4.1 que sairá em breve.

    No que concerne a programação, vírus e pirataria, eu não poderia concordar mais com você.

    Uma coisa que você esqueceu de citar é o Wine[1] que permite executar programas do windows dentro do Linux facilitando ainda mais a transição. E outra coisa é o Gnome Do [2] que permite o acesso a todo e qualquer aplicativo de seu SO usando apenas o teclado, facilitando assim para “heavy users” de teclado como eu.😀

    [1] http://www.winehq.org/
    [2] http://do.davebsd.com/

    P.S.: Foi mal o comentário gigantesco heheh


  2. Lembrando que meu intuito é apenas abrir os olhos das pessoas que dizem que o Linux é uma “bosta” literalmente….
    Não tenho nada contra o Windows, apenas não gosto do modo que ele trava a minha máquina quando eu mais estou precisando… hehehehhe

    O Windows XP é um bom sistema operacional, ao contrário do Vista… Que em beleza tem nota 1000 mais em desempenho 0.

    Meus amigos estão falando que eu sou Xiita… Não me acho, apenas o meu pensamento… Não levem para o lado pessoal!
    Pois tudo é questão de gosto também… Muitos usuários não tem coragem ou até não gostam da interface…

    Mais é isso ai… EU, só usu windows quando for obrigado mesmo😛
    No caso lá no trabalho😦 heheheheh

    Por favor, mais uma vez, não levem para o lado pessoal esse post!


  3. Parabéns pelo post Mayron,
    muita gente acha que Linux é muito difícil de mecher mesmo, o que não é verdade.
    Desde que comecei a estudar programação uso Linux e ainda bem que nunca precisei de Windows pra nada.

    Em relação ao cometário sobre apt-get do Rodrigo Araújo, concordo, um apt-get install alguma-coisa pode ser algo muuito complicado pra alguém que não tá acostumado com linha de comando.
    Mas por que não o Synaptic? Yast no OpenSuse?🙂
    Abrir uma janela no seu desktop, buscar o aplicativo, selecionar e mandar instalar. Tem coisa melhor? (e sem um vírus de brinde :P)

    Acho que o Linux só tá com a má fama de difícil, que realmente era a alguns anos, mas hoje não é mais.

    Parabéns mais uma vez pelo post.


  4. Realmente Igor, não tinha pensado no Synaptic. Ele realmente facilita a vida dos usuários windows.
    Mas ainda acho que o Linux podia ser visualmente mais apelativo, com cores mais vibrantes e coisa e tal.

    O gOS[1] consegue chegar bem perto disso😀
    Mas o novo tema do ubuntu[2] tá deixando a desejar…

    [1] http://www.thinkgos.com/
    [2] http://phorolinux.com/ubuntu-810-intrepid-ibex-alpha-1-screenshots.html

  5. Charles said,

    Eu acho vcs amantes do Linux muito engraçados. Eu acredito firmemente que vcs fazem piada o tempo todo com o Linux.
    Dizem que o Linux é fácil.
    Veja a minha lista de problemas:
    http://www.meiobit.com/forum/diversos/miscel-nea/o-linux-uma-bosta-ou-eu-sou-burro-demais

    “Colocamos uma viseira de burro e só aceitamos o NEXT>NEXT>FINISH. ”

    Vc deveria ter mais consideração pelos usuários. Por que “viseira de burro”? O que tem de errado com o Next, next? É simples? É.
    Não é isso que importa?

    “Eu fui um, mas hoje estou muito contente por ter deixado o windows, meu trabalho rende 70% a mais.”

    É fácil falar, mas difícil provar que seu trabalho rende 70% a mais.


    • Amigo Charles, realmente Linux é fácil, principalmente hoje em dia, isso é inegável…
      Já introduzi linux a mais de 10 pessoas em uma turma que nunca viram windows na sua frente e outra de 20 usuarios que tinham contato com windows… e qual vc acha que foi o resultado? todas as 10 pessoas aprenderam e usam até hoje LINUX🙂 dos 20 usuários de windows 15 usam linux em dual boot e 5 n usam linux…
      bem eu acho que da pra tirar as estatísticas dai né?

      sobre suas conciderações no forum:

      Enfrento diversos problemas no Ubuntu e quase ninguém responde as minhas perguntas.
      Ultimamente o synaptic não abre. Clico, e então, na parte inferior diz que está abrindo e de repente some.

      Vc deve ter instalado uma versão beta e n faz atualização ou n ter instalado direito o sistema…

      Já outro problema, dizem que no Linux não precisa digitar comandos. Outra mentira.

      DEPENDE do que vc quiser fazer… isso n eh 100% verdade o que vc está falando =D

      Mas tudo bem, eu segui uma orientação pra clicar CTRL+alt+F1 e sumiu a interface gráfica. Digitei
      start x
      e ele responde que precisa ser root.
      Certo, então digitei
      SU
      Ele pede a senha. Digitei 123(não ligo pra senhas de S.O., mesmo)
      Ele diz: authentication failed.

      Sabe por que o linux não é vulnaravel a virus ?
      justamente por que ele n deixa um usuaário que n tem permissão fazer nada administrativo.
      por isso “(não ligo pra senhas de S.O., mesmo)” é uma atitudo “suicida” no windows =D

      Me aborreci e digitei
      restart
      não reconhece o comando.
      Digitei reboot e ele novamente diz que precisa ser root pra usar esse comando.
      E novamente vou eu, o idiota, digitar 123 e dá o mesmo erro:
      authentication failed.

      Pois é, imagina ai se alguem colocasse um script malicioso na sua maquina com esse comando para ficar resetando sua máquina, vc ficaria puto do mesmo jeito e pior não teria a menor idéia do que eh isso e colocaria da mesma forma a culpa no sistema =D

      Outro problema:
      Instalei facilmente o driver da Nvidia, mas não aparece a opção de mandar a imagem pra minha TV.
      No Windows eu simplesmente instalei o driver, reiniciei e cliquei no ícone da Nvidia: configurações do vídeo> modo clone. Instantaneamente a imagem do monitor apareceu na TV.

      Infelizmente o Linux sobre com o problema dos drives, mais hoje existem milhares de drives e é raro n ter para um dispositivo. Tirando esses problemas que vc citou a cima, ai vc tem que reclamar na Nvidia e n do linux, eles simplesmente não disponibilizam os drivers então muitas vezes ele tem que ser rescrito… se quer culpar alguem que culpe a ELES!!!!

      Outro problema:
      pra qualquer tarefa administrativa no Ubuntu, tenho que digitar senha. Que porre.
      Procurei no google e não encontrei jeito de desabilitar. Perguntei no fórum da distro e ninguém responde. Só aparecem chatos dizendo que pra um sistema ser seguro, precisa ter senha.
      Se for assim, eu vou desistir do Ubuntu. Se a liberdade do Linux acaba quando o usuário quer ter liberdade de usar o sistema ao bel prazer, não compensa pra mim.

      Então eu vou ser mais um chato….
      Já citei um exemplo do que poderia acontecer se vc colocar um script malicioso para ficar desligando o pc… acho que esse é a melhor exemplo que posso usar… (isso já aconteceu comigo, eu era monitor de laboratório e era uma maquina windows)….

      Afinal,
      1)qual é o perfil de usuário que utiliza o Linux?
      2)Vcs têm certeza de que o Linux é fácil?

      Eu acho que:
      1) Qualquer pessoa.
      2) SIM =D

      Pessoal, essa é minha opinião baseada na minha experiência de 4 anos no sistema, sintam-se a vontade para criticar, sugerir ou descordar!

  6. Charles said,

    “Vc deve ter instalado uma versão beta e n faz atualização ou n ter instalado direito o sistema…”

    Não fiz atualização porque são 220MB no total e não tenho espaço pra isso, pois reservei alguns GB pro Ubuntu e ainda tenho que levar em conta os programas q poderei instalar. Disseram que o Linux é leve e eu como um cordeirinho, acreditei. Se fosse leve, não me obrigaria a instalar tanta coisa. O pior é que daqui a 6 meses lançam uma nova versão do Ubuntu.
    Pelo jeito esse sistema tem tantos bugs que precisam lançar atualizações diárias.

    Quando eu instalo o Windows XP(a última vez foi há mais de 3 anos quando troquei a placa-mãe), instalo apenas o SP2 e tudo funciona perfeitamente. Só desabilito os serviços desnecessários pra diminuir os riscos de infecção e aperfeiçoar o desempenho. É tudo sossegado.
    Não tenho problema algum com vírus(sei me prevenir), não vejo tela azul, travamento nem erros.

    “Sabe por que o linux não é vulnaravel a virus ?
    justamente por que ele n deixa um usuaário que n tem permissão fazer nada administrativo.”

    Vc acha que não tenho permissão? Eu instalei o Ubuntu e sou o único usuário do PC.
    Eu criei a senha de usuário: 123. Como/ por quê ele diz que a autenticação falhou? Isso já é um paranóia do sistema.

    “Tirando esses problemas que vc citou a cima, ai vc tem que reclamar na Nvidia e n do linux, eles simplesmente não disponibilizam os drivers então muitas vezes ele tem que ser rescrito… se quer culpar alguem que culpe a ELES!!!!”

    Se o Linux se propõe a ser uma solução em desktops, tem obrigação de prover funcionalidades.
    A comunidade Linux já teve muitos anos pra fazer engenharia reversa e oferecer aos usuários os drivers semelhantes ao original, desenvolvido pela NVidia.

    “Já citei um exemplo do que poderia acontecer se vc colocar um script malicioso para ficar desligando o pc”

    Se a segurança do Linux se restringe a isso(senhas), melhor recomendar a todo mundo que use senhas no Windows.


    • Não fiz atualização porque são 220MB no total e não tenho espaço pra isso, pois reservei alguns GB pro Ubuntu e ainda tenho que levar em conta os programas q poderei instalar. Disseram que o Linux é leve e eu como um cordeirinho, acreditei. Se fosse leve, não me obrigaria a instalar tanta coisa. O pior é que daqui a 6 meses lançam uma nova versão do Ubuntu.
      Pelo jeito esse sistema tem tantos bugs que precisam lançar atualizações diárias.

      O linux por consome em média 500M de seu HD, o resto é de programas… então se isso não é leve, o windows xp consome em media 3G…. Sobre a cada 6 meses lançar uma atualização do sistema, ele MELHORAM o sistema e corrigem os bugs que por ventura apareceram (que são pouquicimos)….. As atualizações automaticas geralmente são de programas e não do sistema!

      Quando eu instalo o Windows XP(a última vez foi há mais de 3 anos quando troquei a placa-mãe), instalo apenas o SP2 e tudo funciona perfeitamente. Só desabilito os serviços desnecessários pra diminuir os riscos de infecção e aperfeiçoar o desempenho. É tudo sossegado.
      Não tenho problema algum com vírus(sei me prevenir), não vejo tela azul, travamento nem erros.

      ME ENSINE O SEGREDO🙂
      eu n passo nem 3 meses com um windows sem começar a bugar =D e olhe que eu n fico instalando programas…..

      Vc acha que não tenho permissão? Eu instalei o Ubuntu e sou o único usuário do PC.
      Eu criei a senha de usuário: 123. Como/ por quê ele diz que a autenticação falhou? Isso já é um paranóia do sistema.

      Bem ai vc tem que estuda um pouco sobre o sistema UNIX, ele existe grupos de usuários… provavelmente vc criou um usuario normal com a senha 123, por padrão só quem pode fazer tudo na maquina é o usuário ROOT, que no ubuntu vem desabilitado a senha.

      Se o Linux se propõe a ser uma solução em desktops, tem obrigação de prover funcionalidades.
      A comunidade Linux já teve muitos anos pra fazer engenharia reversa e oferecer aos usuários os drivers semelhantes ao original, desenvolvido pela NVidia.

      Seria muito mais simples se eles n ficassem lançando uma placa de vídio por mes e liberassem o código n?

      Se a segurança do Linux se restringe a isso(senhas), melhor recomendar a todo mundo que use senhas no Windows.

      é muito simples criticar sem perder um tempo para saber como funcionam as coisas… eu era igual a você quando iniciei a usar linux… n sabia fazer nada… e ainda era do tempo que a interface grafica n era la essas coisas… porém parei para ler o GUIA FOCA LINUX… da uma olhada nesse link http://focalinux.cipsga.org.br/download.html
      Nele tem bastante informação principalmente por parte dessa senha….

  7. Charles said,

    “O linux por consome em média 500M de seu HD, o resto é de programas”

    Eu tenho o Ubuntu e ele está ocupando 2GB. A única coisa que fiz foi desinstalar o Firefox, instalar o Opera e um tema pra melhorar o visual do Ubuntu que é muito feio.

    “eu n passo nem 3 meses com um windows sem começar a bugar =D e olhe que eu n fico instalando programas…..”

    Vc está com problemas no hardware ou está instalando malwares.
    Se não for isso, vc precisa dizer exatamente o que faz no computador, pois certamente não é problema do Windows, mas das ações do usuário.

    “Seria muito mais simples se eles n ficassem lançando uma placa de vídio por mes e liberassem o código n?”

    O modelo da minha placa é FX5500. Eu comprei há uns 2 meses.
    No google, encontro informações de 2006 sobre ela.

    Não posso entrar no mérito se a Nvidia deveria liberar o código. Ela é uma empresa e tem liberdade constitucional de criar seus planos de negócio. Assim como o Google, Microsoft, Yahoo! etc.
    O que eu disse foi que, se o Linux se propõe a ser uma alternativa ao Windows no desktop, deveria se responsabilizar pelo hardware.
    Ficar nesse jogo de empurra-empurra não ajuda o consumidor. Na verdade apenas evidencia a qualidade do sistema MS.

    Esse é um dos motivos de eu não abandonar o Windows. Eu compro o hardware que eu gostar, sem preocupação. Então insiro o CD, instalo o driver, reinicio e pronto. Funciona maravilhosamente.

    No Linux fico em pânico. “Será que vai funcionar?”
    Baixo um driver e vem aquele aviso de que drivers proprietários são ruins, pois os desenvolvedores do Linux não podem.. intervir, melhorar, alguma coisa assim. Não lembro das palavras exatamente. Colocam na cabeça do usuário que software livre é coisa de Deus e que proprietário é coisa do Demônio.

    Faz 3 dias que estou parado no Ubuntu(sem o Windows, o que seria de mim?), pois não posso mais usar o comando sudo e ninguém no Viva o Linux nem no Ubuntu-PT sabe responder, ou não quer.

    “é muito simples criticar sem perder um tempo para saber como funcionam as coisas”

    Rapaz, entenda o seguinte: eu sou um usuário doméstico. Não estou preocupado com segurança em demasia.
    Primeiro: Os vírus pra Linux são quase inexistentes. Eu não tenho problema de vírus nem no Windows, imagine no Linux.
    Sempre fiz transações bancárias usando o Windows e a minha conta continua lá(não fui roubado ainda).

    Segundo: ninguém tem acesso físico ao meu computador.

    Entenda o contexto e responda: Será que custa alguém me dizer como retirar esses pedidos de senha no Linux? Pra que eu quero tanta segurança? Não me ajuda. Na verdade atrapalha muito.
    Quando eu instalar o Windows Seven, também vou desabilitar os pedidos de senha. Lá pelo menos eu tenho certeza de que vou fazer isso sozinho porque o Windows é simplificado.

    Sobre a página, http://focalinux.cipsga.org.br/download.html ,

    Já li há algum tempo. Baixei agora novamente o zip e a parte que me interessa eu não entendi.
    “chmod

    Muda a permissão de acesso a um arquivo ou diretório. Com este comando você pode escolher se usuário ou grupo terá permissões para ler, gravar, executar um arquivo ou arquivos. Sempre que um arquivo é criado, seu dono é o usuário que o criou e seu grupo é o grupo do usuário (exceto para diretórios configurados com a permissão de grupo “s”, será visto adiante).”

    Muda a permissão? Quero que mude é o sistema todo. Quero ficar como root o tempo inteiro.

  8. kirotawa said,

    Charles,

    Acho que são argumentos são ridículos e demonstra que você não é um usuário com grande conhecimento das ferramentas que utiliza.
    O ubuntu e outras distro linux, possuem constantes atualizações, pois estão sempre melhorando, isso não implica em bugs inumeraveis, mas sim há bugs, obvio. Dizer que você usa o Xipitu e que só bastou atualizar para o SP2 e tudo é lindo e bonito é utopía (basta ler um pouquinho das listas de falhas do win por ae e você vai saber a verdade), você viaja na maionese, talvez devesse ler um pouco mais sobre software livre, sobre o ubuntu e também sobre o windows.

    Eu já fui usuário win, e graças a facu onde estudei aprendi a usar o linux, tive medo no primeiro contato vi aquela tela do blackbox sem nada só uma barrinha em baixo, dei shutdown e sai correndo (HEHE), mas depois vi o KDE buli, aprendi como ninguém, vi como o sistema funciona, aprendi a instalar, configurar, mudar a aparência, alias (Rodrigo Araujo, seu argumento de que o linux podia ter um visual mais apelativo com relação as cores, bahh, q baboseira, belza não ponhe mesa, e no mas vc pode muito bem configurar para ele ficar bunitinho do jeito que você quiser, até mesmo com a cara do win, vc sabe disso né). Usei o fluxbox durante quase todo o curso, achava lindo, nerdimente lindo, leve, configurado do jeito que eu queria. Hoje uso o gnome, e o fluxbox vez ou outra, gosto do ubuntu, tenho tudo que preciso aqui nele. Não me assusto como com o vista que vez ou outra quando vou ver lá o bicho mostra uma tela de erro, já até vi a Telinha azul no vista, sinistroooo!!

    Mas bem, mudar para linux, mac ou ficar no famigerado Win666, é opção sua, porém sair falando meia duzia de baboseira sem ler, entender e pesquisar um pouco é burrice. Eu aconselho fortemente a quem tá entrando em algum curso de computação usar o linux, seja ele qual for. O por quê é simples, você vai ter saciada todas as suas curiosidades de como um SO funciona, vai poder bulir nos codigos fontes dos programas, vai aprender e muito, muito mais do que se vc ficar preso a uma ferramenta fechada a 7 chaves e cheia de entraves maliciosos. Faça um teste pegue seus dois filhos (XD),ponha um pra usar o linux e outro para o win e veja qual deles vai aprender mais no final de alguns anos. É isso, antes de criticar LEIA!! VEJA E APRENDA!!

  9. Charles said,

    “Acho que são argumentos são ridículos e demonstra que você não é um usuário com grande conhecimento das ferramentas que utiliza.”

    Seu post não me surpreende. Estou acostumado a debater com usuários ferrenhos do Linux e quase todas as respostas deles se baseiam em ataques pessoais.

    Em vez de ajudarem, mandam: “RTFM” ou pesquisar no google. Desse jeito, o Linux nunca vai pra frente.

    “Dizer que você usa o Xipitu e que só bastou atualizar para o SP2 e tudo é lindo e bonito é utopía (basta ler um pouquinho das listas de falhas do win por ae e você vai saber a verdade)”

    Mandar eu ler é simples. Difícil é vc colocar aqui o link que aponta as falhas.
    Se for do Vista e do Seven, é normal que existam bugs de usabilidade, pois são sistemas lançados há pouco.
    Os demais problemas se baseiam em usuários que não tem a mínima noção de segurança. Pra eles não existe diferença entre um jpg e um scr, portanto, clicam e executam ambos, à vontade.

    “sair falando meia duzia de baboseira sem ler, entender e pesquisar um pouco é burrice.”

    Então por que vc não mostra a solução?
    http://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/O-que-e-sudo-etc-sudoers-is-mode-0777-should-be-0440/

    Realmente é muito simples mandar os outros se virarem quando o assunto é Linux. Na hora do aperto, não sobra um corajoso pra indicar saída.


    • Bem vindo ao mundo da informática🙂

      Quando coloco uma pergunta no forum, já vou preparado para não receber resposta, dependendo da pergunta…

      Bem, como já estão quase trocando ofeças vamos terminar por aqui né🙂

      Amigo Charles, se vc não gosta do Linux ou sente que pessoas não vão lhe ajudar, infelizmente, sugiro que uso o windows… não vejo outra solução ^^

      Kiro, pegou pesado né …

  10. Charles said,

    “se vc não gosta do Linux ou sente que pessoas não vão lhe ajudar, infelizmente, sugiro que uso o windows… não vejo outra solução ”

    Mas eu gostaria de usar o Linux. O problema é o desânimo ao ver tantos erros e quase ninguém tem preparação pra solucionar.

    Seguindo uma orientação, digitei no terminal:
    chmod 0440 /etc/sudoers

    Agora ao entrar no Ubuntu, vejo:
    “Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base.
    Executando o gnome em modo de segurança.”

    E fica lá. O mouse e o teclado congelam. Tenho que clicar no botão reset. O sistema ficou inutilizável. Estou digitando isso aqui porque tenho o Windows.

    Acho muito estranho todo esse alarde sobre o Linux ser uma maravilha e eu ter tanto problema. Se fosse só eu, tudo bem, mas sou frequentador assíduo do fórum Ubuntu-pt e diariamente aparecem vários usuários com coisas semelhantes.

    Kernel panic – not syncing
    Erro com o Grub
    Erro na inicializacao – looping / error filesystem
    Problema com Terminal
    Ubuntu fica lento quando usado por um tempo

    etc etc….


Deixe uma resposta

