Cachina’s Programming Blog


Por que um programador deveria conhecer design?

Posted in Artigos por Franco Mathson em julho 14, 2008
Tags:

Um projeto web envolve profissionais com suas respectivas habilidades; cada qual com jargões comum a sua atividade. Quanto maior o projeto, mais profissionais envolvidos. Porém, vamos nos concentrar em projetos que envolvam programadores e designers.

Esses dois profissionais precisarão discutir objetivos do projeto em que estão envolvidos; precisarão expor suas necessidades; explicar pontos críticos e relevantes para o desenvolvimento e análise.

Para que os programadores compreendam os designers, é necessário conhecer alguns termos e um pouco do ofício do companheiro. Dessa forma, a comunicação irá fluir de forma significativa e eficaz.

Somando o trabalho dos profissionais, o resultado não poderia ser diferente do desenvolvimento de uma interface consistente e funcional; além de um código enxuto e com ganhos significativos de performance.

Além do mais, é uma realidade: Layout desenvolvido por programadores, nem sempre são enxutos, chegam a ser poluídos e desproporcionais, abrindo assim a necessidade da parceria com o design, sem falar que muitas vezes o projeto deve fugir um pouco dos padrões, coisa que programadores detestam fazer.

Foi pensando nisso que decidi preparar artigos falando um pouco sobre teoria do design, e estarei sempre postando coisas que ajudarão a todos e fará com que haja uma melhoria considerável nos seus layouts e no conceito de design, não sendo preciso contratar um design para fazer layouts simples.

Procurei expor minha opinião sobre a necessidade de um programador aprender design. E você, qual sua opinião sobre o assunto?

Franco Mathson

Uma resposta to 'Por que um programador deveria conhecer design?'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Por que um programador deveria conhecer design?'.


  1. Acho que a tendência hoje ´ter um ambiente integrado, onde programadores e designers trabalham juntos, principalmente programadores javascript, esses PRECISAM estar do lado dos designers para estar sempre expondo idéias e propondo melhorias no layout. Programadores “server-side” também precisam ter noções de designe porque eles acabam criando muitas páginas no final do projeto, baseadas nas criadas pelo designer, e se surgir um elemento novo no layout que não existia no “modelo” do designer ele deve saber “se virar”, evitando parar o projeto desnecessariamente.
    Muito bom o blog.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: