Cachina’s Programming Blog


Plugin experimental do Google permite rodar código nativo diretamente no navegador

Posted in Informática,Notícias por Mayron Cachina em dezembro 22, 2008

… mas de uma forma menos dependente de plataforma, e inerentemente mais segura que o ActiveX, iniciativa da Microsoft com propósito similar.

O Google lançou um novo plugin para navegadores que permite a aplicações web rodar com segurança código nativo da plataforma local (por exemplo, código x86). Chamado de Native Client (NaCl), o plugin está sob licença livre/aberta BSD e é projetado para rodar nas principais plataformas e navegadores.

A imagem acima mostra o Quake compilado para rodar no NaCl. Embora o NaCl esteja em suas versões iniciais, o Google já disponibilizou até mesmo um kit de compilação/build baseado nas ferramentas livres associadas ao GCC para facilitar o port de softwares existentes para rodar nativamente (e multiplataforma, para as plataformas que compartilhem uma mesma arquitetura de processador) no navegador, associado a aplicações web.

O artigo do Ars Technica, do link abaixo, apresenta mais detalhes sobre o funcionamento e o modelo de segurança, comparando-o ao do ActiveX, e informa até mesmo sobre o port de componentes típicos de sistemas GNU para o NaCl. (via arstechnica.com)

Saiba mais (arstechnica.com).

Refência: BR-LINUX

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: