Cachina’s Programming Blog


O Google irá criar o Google Chrome OS – Sistema Operacional para Desktop

Posted in Informática,Notícias por Mayron Cachina em julho 8, 2009
Tags: ,

Agora vamos aos detalhes do anúncio : O sistema inicialmente será focado em netbooks e começará a aparecer nos netbooks na 2a metade de 2010. Será um sistema de janelas sobre um kernel linux rodando google Chrome – o browser – com a promessa de que a inicialização será em segundos, deixando a web a disposição do usuário.

Com base nisso observamos que o google vai “atacar pelas bordas” : não vai direto ao desktop, vai atacar pelos netbooks primeiramente, porém um sistema funcionando em netbooks não teria dificuldades para funcionar em desktops.

Um ponto chamativo é o fato de que os netbooks hoje rodam XP, um sistema já com anos de idade, enquanto que o google chrome OS será feito de forma muito mais direcionada a netbooks – processadores x86.

Por outro lado a idéia do sistema também pode ser sua grande dúvida : O público aceitará bem um sistema com suas aplicações rodando todas on-line ?

A concorrência direta – o Windows 7 – aperfeiçoou ainda mais o gerenciamento de arquivos que o Windows Vista e usuários comuns – falo por minha própria preferência – desejam ter seus arquivos, tal como fotos, vídeos, música, em sua própria máquina.

Mesmo com tudo isso, não há dúvida de que o google Chrome OS irá pegar uma fatia de mercado, parte do mercado ligado a pessoas e equipamentos que trabalharão 100% do tempo conectados. De qualquer forma, o que virá depois é difícil prever, mas certamente o windows não continuará com 96% do mercado de netbooks

bomba O google anunciará ainda este ano a abertura de código do google Chrome OS. Segundo as palavras do google “Nós temos muito trabalho a fazer e vamos precisar de muita ajuda da comunidade open source para nos auxiliar a atingir esta meta”.

Recentemente o google se envolveu em uma grande polêmica quando convidou vários designers a trabalharem na criação do logo do chrome sem pagar absolutamente nada – apenas pela exposição do trabalho que isso geraria.

Os designers acharam a oferta absurda e recusaram. Inúmeros posts discustindo o assunto surgiram em blogs e lembro de um deles (infelizmente não lembro o link, se alguém tiver, comente aqui) que colocou a pergunta : “Quanto tempo vai demorar e o que vai acontecer quando o google começar a querer que desenvolvedores trabalhem de graça ?”

Digam lá : Ao ler a sentença mais acima vinda do google, não é exatamente isso que estão desejando, desenvolvedores que trabalhem de graça para chegar aos objetivos deles ?

O anúncio do google não poderia ter sido feito em hora mais oportuna e bem planejada : Quando a Microsoft está prestes a lançar o Windows 7 e espantar o fantasma da crise, o google traz a tona o que poucos esperavam para tão breve : Um sério concorrente comercial para o Windows 7.

O anúncio é tão conveniente que não me assustaria em ver comentários sobre o google Chrome OS ser vaporware utilizado para melhorar a situação do google durante a crise. Não acho que seja, mas não me surpreenderia de todo

Por falar na questão comercial, o modelo de negócios do novo sistema operacional não foi exposto, mas especula-se que assim como outros produtos do google, o modelo de negócios envolverá fornecer o sistema gratuitamente e vincular seu uso ao marketing, tal como AdWords e AdSense

Vocês tem certeza de que desejam um sistema operacional (ou os aplicativos), repletos de propaganda de todo tipo ?

O Android é mais um ponto que tem sido destacado : Existe um certo conflito de objetivos entre o google Chrome OS e o Android. Porém o que se destaca é que o google Chrome OS já será construido para a arquitetura x86 – coisa que o Android não é – além de que o Chrome OS será específico para aplicações web, enquanto que o Android tem muitos outros objetivos, existem comentários inclusive de que esta separação destacada envolve até a questão de marketing de um sistema operacional “web”.

Mais afirmações sobre o google Chrome OS : “Nós vamos voltar ao básico e redesenhar por completo a arquitetura de segurança do SO para que as pessoas não tenham que lidar com virus, malwares e atualizações de segurança”

… e o mundo será todo preenchido com arco-íris. O kernel do sistema vai ser pego pronto e não criado do zero. O concorrente direto – Windows – levou anos para aperfeiçoar recursos de segurança tal com UAC, protected mode no IE, entre muitos outros, começar uma nova evolução nesta direção envolveria muito tempo (ou muita cópia) para atingir recursos como o protected mode, UAC, entre muitos outros recursos de segurança.

Vejam várias referências do que anda sendo dito por ai :

http://www.nytimes.com/2009/07/08/technology/companies/08operate.html?hp

http://arstechnica.com/web/news/2009/07/google-chrome-os-lives-and-is-coming-to-a-netbook-near-you.ars

http://everythingms.com/googles-pc-operating-system-the-dawn-of-a-new-tech-war

http://news.cnet.com/8301-13860_3-10281843-56.html

http://www.techcrunch.com/2009/07/07/google-drops-a-nuclear-bomb-on-microsoft-and-its-made-of-chrome/

http://blogs.zdnet.com/mobile-gadgeteer/?p=1840

Fonte: http://www.bufaloinfo.com.br/ExibeNoticias.aspx?entryid=5068307371437360386

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: