Cachina’s Programming Blog


Talika, uma applet que lista as janelas em ícones

Posted in How To,LINUX,Ubuntu por Mayron Cachina em janeiro 12, 2010
Tags: ,

Talika é um excelente applet, que mostra a lista de janelas abertas em ícones no Painel do Gnome. Basicamente é igual ao applet padrão do Ubuntu que lista as janelas abertas, mas com a diferença que não mostra os títulos das janelas, diminuindo em muito o espaço ocupado pelas listas de janelas. Assim, se quer ter um Painel do Gnome mais minimalista, experimente o Talika!

Talika no painel do Gnome

O Talika é um applet desenvolvido por Vinod Dahiya e tem como objectivo tornar o Painel do Gnome mais minimalista. Ainda está numa fase inicial, aliás, pelas datas deste pacote, o Talika tornou-se público apenas em 2010. Apesar de estar numa fase inicial, não notei qualquer problema e, por isso, recomendo-o vivamente a quem quer ter um ambiente minimalista!

Instalação

O Talika ainda não está disponível na lista padrão de applets do Ubuntu, nem tem qualquer repositório que o disponibilize. Por isso, será necessário fazer download do instalador para poder ter este applet. A instalação é muito simples, basta seguir sequencialmente os pontos descritos a seguir:

  • Visite esta página e clique no botão “download – Ubuntu (talika deb for karmic)” para fazer download do ficheiro de instalação (ficheiro .deb);

Clique na versão "Ubuntu"

  • Quando o download estiver concluído, dê duplo clique no ficheiro de instalação e clique no botão “Instalar pacote”;

A instalar talika

  • Depois de estar instalado, clique com a tecla da direita do rato em cima do Painel do Gnome e escolha a opção “Adicionar ao Painel”.

A abrir "Adicionar ao Painel"

  • Procure na lista pelo Talika e clique no botão “Adicionar” (em vez de clicar em “Adicionar”, pode arrastar para o sítio que quiser do Painel do Gnome). Se o Talika não estiver presente na lista, reinicie o Painel do Gnome escrevendo o seguinte no terminal:
sudo killall gnome-panel

A adicionar o Talika ao painel

  • Depois de adicionar o Talika, já não precisa da lista de janelas padrão. Por isso pode remover essa lista clicando com a tecla da direita do rato em cima desse applet (o melhor é clicar o mais à esquerda possível desse applet, tal como pode ver na imagem a seguir);

A adicionar o Talika ao painel

Referências:

Talika applet GNOME-Look.org;
Talika Applet: Icons Only Window List On The Gnome Panel ~ Web Upd8;

Fonte: ubuntued

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: