Cachina’s Programming Blog


Gimp 2.7.1 com janela única para o Karmic Koala

Posted in Dicas,LINUX por Mayron Cachina em janeiro 13, 2010
Tags:

A maioria dos utilizadores do Ubuntu não gostam do Gimp pela sua organização através de 3 janelas separadas. Na minha opinião, para quem tem um monitor único, as 3 janelas não são uma boa solução, no entanto, para os utilizadores que têm mais que o monitor pode ser uma solução muito boa pois podem pôr as janelas dos botões noutro monitor. Como a maioria dos utilizadores prefere com uma única janela, os programadores do Gimp decidiram pôr essa funcionalidade na próxima versão do Gimp. Apesar dessa versão ainda estar em desenvolvimento e poder ter alguns bugs, está já disponível ao público. Assim, se quer ter um Gimp com uma única janela continue a ler este artigo.

Antes de explicar a instalação do Gimp 2.7.1 ainda em desenvolvimento, gostaria de frisar que esta versão como ainda não é final pode ter bugs que podem causar a perda dos seus dados que estiver a editar. Assim sendo, se quiser realmente utilizar esta versão recomendo que faça sempre cópias de segurança às suas imagens que estiver a editar.

Gimp 2.7.1 ainda em desenvolvimento

No entanto, e apenas na minha opinião, apesar de ainda estar em desenvolvimento, o seu estado é estável. Tive a editar algumas imagens para experimentar o novo programa e para ter a certeza do que é dito neste parágrafo. E a conclusão que cheguei é que está estável no entanto tem alguns pormenores que não gostei, por exemplo o facto de não permitir salvar em PNG ou JPG, para isso é preciso utilizar a opção exportar.

Nova janela unica do Gimp com as varias imagens abertas

Instalação

A instalação é muito simples e passa por adicionar apenas um repositório ao seu Ubuntu Karmic Koala e depois actualizar os seus pacotes. Assim, comece por abrir a consola e escrever o seguinte para adicionar o repositório que contém esta nova versão do Gimp:

sudo add-apt-repository ppa:matthaeus123/mrw-gimp-svn

De seguida, actualize as suas listas de programas e actualize o seu sistema. Pode utilizar o programa próprio para isso, o “Gestor de actualizações” (Sistema→Administração→Gestor de actualizações) ou então, a minha recomendação pois é mais rápido, escreva o seguinte no terminal:

sudo aptitude update && sudo aptitude safe-upgrade

A escolher opcao de uma janela unica

Depois de ter o sistema actualizado, abra o seu novo Gimp 2.7.1. Irá deparar-se com as 3 janelas da versão anterior. Para ter uma janela única, vá ao menu Windows→Single Window Mode.

Nova janela do novo Gimp 2.7.1

Referências:

Prueba GIMP 2.7.1 mono ventana;
Packages in “PPA named mrw-gimp-svn for matthaeus123”.

Fonte: ubuntued

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: