Cachina’s Programming Blog


Monografia, dor de cabeça e correr com os prazos…

Posted in Dicas por Mayron Cachina em maio 12, 2008
Tags:

“O Trabalho de conclusão de curso, conhecido vulgarmente como “TCC”, ou “trabalho de calejamento cerebral”, “trabalho do cão-capeta” e ainda “tomou no cu completamente”, geralmente é o último trabalho entregue no final de um curso, em especial dos ditos “superiores”. Devem ser escritos segundo as normas da ABNT, a Associação Brasileira dos Nerds Tarados. Devem ser o produto de exaustivas pesquisas, formulações e discussões, além do sangue, suor e lágrimas dos alunos. Mas na verdade acaba sendo um plágio de algum trabalho de outro inútil qualquer.” (http://des.ciclopedia.org/wiki/Trabalho_de_conclus%C3%A3o_de_curso)

Não existe um ditado melhor do que esse para descrever o termo TCC!!!! Nesses ultimos 4 mêses estou desenvolvendo o meu, aos troncos e barrancos!

Para começar dois mêses depois da proposta pronta decidi mudar o meu projeto, já estava tudo praticamente pronto casos de uso, DER, diagrama e classes, tudo feitinho em Java+JSF+Hibernate….
Tive uma loucura e decidi 15 dias antes de apresentar o primeiro relatório (valendo ponto) mudar TUDO, vamos agora fazer outro sistema do 0 em Python+Django!!!

Tudo certo, amanhã vamos entregar o relatório 2 e esse final de semana foi corrido, olha só a mesa de trabalho:

Batendo diversas vezes no diagrama de classe (Pô diagrama de classe não é um DER!!!! :P), pegue correções no portugês, nomes dos casos de uso, tempo passa, eu com cabeça no Python Bug Day (nem fui 😦 ), tudo pronto mais falta alguma…

Cadê os métodos das classes???? Mais se as classes no django herdam de models.Model para que eu vou ter que colocar elas lá???? Fui perguntar a um professor, não serviu de nada… (DICA: NUNCA PERGUNTE A OUTRO PROFESSOR, SEMPRE A SEU ORIENTADOR!!!!)

Coloquei __unicode__(self) em todas as classes, só de raiva, n quer métodos, tomo métodos, quase coloco __init__ e __destroy__.

POR QUE MOTIVO EU TENHO QUE FAZER UM USUARIO.GETNOME()* SE EU JA TENHO USARIO.NOME, QUE FAZ A MESMA COISA? PÔ PYTHON NÃO É JAVA!!!! não preciso de gets e setts pra tudo!!!!

o que seria melhor fazer heim?!

def getnome():
  return Usuario.objects.get()

ou

Usuario.objects.get()

Sei que documentar um sistema é preciso, mais é complicado quando você tem pessoas com várias visões dando dicas…

Esse post é mais um desabafo…

Mais tarde tem a Semana da Mobilidade no CEFET-RN, vai ser massa!!!!

3 Respostas to 'Monografia, dor de cabeça e correr com os prazos…'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Monografia, dor de cabeça e correr com os prazos…'.

  1. João Marcus said,

    Essa coisa de getters e setters vem de quem já trabalha há tanto tempo só com Java que adquiriu todos os vícios da linguagem e as trata como virtudes.


  2. Pois é João, mais não podemos colocar uma viseira de burro e olhar só para frente…
    Se fosse assim eu nunca teria conhecido Python…

  3. Leandro said,

    Mi amigo, se ferrou-se!!! Sim o grande mestre dos TCCs uma vez me visitou em um sonho e me disse, caro Leandro nunca never nem tente jamais não pense em desenvolver algo em seu tcc, pois o mesmo precisará ser totalmente documentado, eis que, eu tive uma brilhante idéia de, simplesmente, não desenvolver nada em relação ao django (que creio seja o seu também) para não complicar minha vida inútil e sem tempo…. Mas resolvi demostrar o mesmo para a banca, assim como já vi várias e várias monografias até piores…

    Fazendo do assunto alguma coisa menos técnica e mais interessante pra quem esteja assistindo, redirecionada diretamente ao mercado de trabalho atual 🙂

    Traduzindo em meras palavras toscas:

    Documentação = ZERO
    Diversão por escrever = PRATICAMENTE A MESMA DE BLOGAR
    Prazer na apresentação = TOTAL , porque quem estiver assistindo vai ver uma abordagem mais dinâmica e menos técnica da coisa logo prestarão mais atenção e eu fiquei feliz em passar um pouco do conhecimento que adiquiri..

    Conclusão disso tudo, apesar de ser gotoso programar, documentar coisas pequenas e relevantes (que só de bater o olho no código agente vai saber tudo sobre) é perda de tempo e realmente um saco… e, na grande maioria das vezes é o que faz o aluno terminar sem fazer a monografia porque não deu tempo de desenvolver a parte de documentação

    Creio que nessa altura do campeonato você vai ler e vai falar, foda-se… vou terminar a minha, mas sei que sua cabeça vai coçar e pelo emnos pra quem visitar o blog, vai poder pensar antes de começar a escrever algo…

    Grande abraço. Até.


Deixe um comentário